Quer Falar com Estrangeiros e Melhorar Seu Inglês? Siga um Roteiro.

Atualizado: 2 de mar.

Falar inglês com estrangeiros pode te ajudar a vencer o medo ou a vergonha. Principalmente, se eles estiverem aprendendo português também.


Uma boa conversa com amigos pode ser bem relaxante, não é? Sabia que com um pouco de prática você pode manter essa descontração enquanto melhora seu inglês, faz novos amigos pelo Brasil e pelo mundo, e ajuda a um estrangeiro a aprender português? Veja como falar inglês pode ser mais simples quando você tem um roteiro a seguir.


Experimente personalizar seu roteiro antes do encontro.

Existem vários sites de conversação na Internet. Em alguns deles, você entra e logo observa que as pessoas ficam sem assunto. Ou a maioria fica ouvindo, enquanto duas ou três puxam conversa.


Saiba que isso é natural - e até previsível. Isso acontece porque quando as pessoas se encontram pessoalmente, existe um contexto. Online, é diferente. Colocar pessoas num ambiente virtual e esperar que elas conversem do nada é contar demais com a sorte!


Puxar assunto não é tão fácil quanto parece. Principalmente, em inglês - com alguém que você nem conhece. Para facilitar o seu trabalho, preparamos esse artigo. Descubra como transformar o conteúdo do nosso site em roteiros de conversação.


Pratique as 3 dicas, e você não vai precisar ficar com cara de paisagem em nenhum encontro. Seja online ou offline. Bora lá, que a noite é uma criança...


Antes de Participar do Language Exchange


Antes de participar de um encontro com outros brasileiros e estrangeiros, escolha um local confortável, e coloque os fones de ouvido. Assim, você estará mais à vontade para interagir durante o encontro.


Dica #1: Escolha um Tópico do Seu Interesse

Dica #2: Demonstre Interesse pelo Assunto da Outra Pessoa

Dica #3: Mantenha o Bom Senso e a Descontração


 

Dica #1: Escolha um Tópico do Seu Interesse


Você vem sempre aqui? Qual a cor do detergente que a sua mãe usa? Essas e outras perguntas não precisam ser feitas quando você participar do Language Exchange.


Cá entre nós. Coisa mais chata é ficar 'fazendo sala' para alguém que não tem interesse nem mesmo no que ela própria diz. Para não correr esse risco, leia alguns artigos do seu interesse antes do encontro, e assista alguns vídeos também. Assim, você terá alguns assuntos na mente, e poderá inclusive escolher o tema da conversa.


Experimente também escrever em inglês um parágrafo ou dois sobre o assunto. Assim, você vai perceber qual vocabulário você deve precisar durante o encontro.


E crie uma forma de anotar os vídeos e artigos que você já assistiu. Você terá dezenas deles ao seu dispor aqui no site.


Dica #2: Demonstre Interesse pelo Assunto da Outra Pessoa


Outras pessoas vão participar do encontro, e elas terão seguido a Dica #1. Por isso, é natural que elas também tragam algumas sugestões de assuntos a serem discutidos. Preste atenção nos artigos e vídeos, e anote algumas perguntas que surgirem.


Durante a conversa, faça algumas dessas perguntas, e interaja com as pessoas de forma natural. Quando todos participam das conversar, todos saem ganhando. E não se esqueça que você não precisa ter a última palavra em todos os assuntos. É possível ter pontos de vista diferentes, chegar a conclusões diferentes e mesmo assim, manter uma conversa amigável.


Concorda comigo?


Dica #3: Mantenha o Bom Senso e a Descontração


Quando convidamos pessoas para participar do Language Exchange, enfatizamos dois diferenciais: a segurança e a descontração.


Nesse contexto, a segurança significa que você não corre o risco de ouvir alguma palavra de baixo calão, ou um convite indevido sendo feito durante um encontro. Acredite, eu já presenciei situações assim em companhia de alunos online, e foi uma situação constrangedora.


No Language Exchange, as pessoas pagam para participar. No entanto, elas podem participar de dois encontros gratuitos, para ver como funciona. Se você estiver nesse grupo, mantenha o bom senso, e conduza a conversa de modo adequado. Esse bom senso vai se traduzir na segurança do grupo todo. Para participar do Language Exchange, ninguém deve precisar 'tirar as crianças da sala'. Você entendeu.


Já a descontração, é mais simples: lembre-se que não utilizamos quaisquer tipos de patentes em nossos encontros. Quem pertence a algum padrão social visto como superior na sociedade pode ficar à vontade pra errar e acertar na frente dos colegas. Ninguém é superior ou inferior nos encontros do Language Exchange.


Somos apenas seres humanos tendo uma experiência edificante e divertida com outros seres humanos. Mantendo sempre o respeito, é claro.


Então, bora colocar a mão na massa?


Agora que você já leu sobre as três dicas, pode começar praticando a primeira: escolha algumas postagens do blog - sejam vídeos ou artigos - e estude um pouco o assunto.


E caso queira ver como funciona na prática um Encontro, clique no botão abaixo e envie uma mensagem pelo WhatsApp. Um membro da Equipe BLZ vai entrar em contato com você e explicar como PARTICIPAR DE DOIS ENCONTROS GRATUITOS:






13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo