top of page

10 Anos de BLZ - Você Faz Parte Dessa História

Quando decidimos criar o BLZ Idiomas, nos chamaram de loucos. Pra mim, foi o primeiro indicador de que poderíamos estar no caminho certo.




Há 10 anos, nos chamaram de loucos. Eu trabalhava na Andrade Gutierrez, e tinha um bom salário. Mas com o falecimento da minha filha, estava difícil encontrar o chão debaixo dos pés mais uma vez.


Conversei em casa sobre a possibilidade de abrirmos um curso de inglês. Eu queria voltar a trabalhar em algo que eu já tivesse experiência - e que me fizesse sentir o gosto pela vida de novo.


A Martha topou de primeira. Fizemos um planejamento e saímos para achar o local.


Cooperation is always more powerful than competition. – Bob Proctor

Como Encontramos o Local para o BLZ


Andando pela avenida principal do bairro Parque Mambucaba, encontramos uma obra em construção. Duas lojas no andar térreo, e um segundo andar bem amplo.


A princípio, pensamos em alugar no térreo, porque a sala era menor e o preço mais em conta. Depois, começamos a imaginar como seria trabalhar naquele salão amplo, e a vista que teríamos todos os dias.


"Você já sabe quem vai pintar esse espaço?", perguntei ao proprietário.

"Ainda não", ele respondeu.

"Quando você vai pagar para o pintor?"


O valor era equivalente a um mês de aluguel. Continuei a conversa...


"Se eu pintar, você deixa o valor pelo primeiro mês?"

"Você sabe pintar direitinho?"

"Eu não, mas a Martha sabe. Ela pinta, e eu ajudo."

"Negócio fechado."


E assim, começamos a lixar as paredes em pleno feriado de carnaval de 2012. Numa das madrugadas, eram 3:50 da manhã quando olhamos pela janela - que nem vidro tinha ainda - e vimos a galera dançando no meio da rua.


"Enquanto eles se divertem, a gente vai preparando o nosso negócio", disse a Martha. Concordei com ela, e voltamos ao batente, com nossos filhos adolescentes nos ajudando.


Depois de lixar, demos 4 demãos: duas de selador, e duas de tinta.


Trabalho terminado, era hora de pegar no sono. Logo após o feriado, iríamos comprar os móveis.



Como Escolhemos o Nome do BLZ


O nome BLZ surgiu de duas mensagens de texto que recebi dos meus filhos, no final de fevereiro. Eu estava trabalhando na construção da Usina de Angra 3, quando um deles escreveu:


"Oi pai, tudo blz por aí?"


Minutos depois, o outro:


"E aí, pai. Tudo blz mesmo?"


Pensei: se os jovens estão usando essa palavra com tanta frequência, podemos pegar carona e colocar o nome do curso. Nos dias seguintes, surgiu o slogan. BLZ: Inglês pra valer.



Algumas Lições Aprendidas


No dia-a-dia, a gente tem tantas experiências ditas 'pequenas' no convívio com as pessoas, que nem percebe o valor de cada uma. Mas ao fazer uma retrospectiva, algumas lições se destacam:

  1. Quando você faz o que gosta, nem vê o tempo passar. Isso serve tanto para um dia de trabalho, para uma hora de aula. Ao mergulharmos com os alunos nas atividades propostas, muitas vezes olhei para o relógio e só faltavam uns 10 ou 15 minutos pra terminar uma aula que parecia ter acabado de começar.

  2. Quem abre um negócio próprio, precisa sempre se reinventar. Em 2015, quando o país enfrentou uma crise financeira, precisamos criar um curso pela metade do preço. Rapidamente, 44 alunos novos se matricularam. Durante a pandemia do Covid-19, nos reinventamos de novo - e criamos um curso gratuito pela Internet. Após o curso gratuito, alguns alunos continuaram estudando conosco por diversos anos.

  3. Quem acredita, constrói - independente das críticas. Tem sido assim desde que o mundo é mundo. Desde Noé, que construiu uma arca sob o alvo das críticas, até os dias de hoje, quem se propõe a criar algo de valor sempre vai enfrentar algum tipo de oposição. Faz parte do equilíbrio. Se todos acreditassem nas mesmas coisas, nos mesmos princípios, acabaria a diversidade no mundo.


Nossos Agradecimentos


Quando trabalhamos com algo que é uma promessa de mudança, e alguém acredita nessa promessa e bota a mão na massa junto conosco, os resultados são maravilhosos. Por ter acreditado em nosso sonho, e nos ajudado a torná-lo realidade, queremos agradecer...


  • A você, que fez ou faz parte da nossa história - seja de perto ou de longe - o nosso muito obrigado.

  • A cada pai, cada mãe e cada aluno, que subiram as escadas do BLZ ou mesmo que estudaram conosco online, nosso muito obrigado.

  • A cada colaborador, que vestiu nossa camisa e defendeu nossos valores, nossa gratidão.


Que todos vocês possam ter a certeza que nesses 10 anos as nossas vidas se tocaram de alguma forma. E quando as vidas se tocam de verdade, ninguém continua igual.


Obrigado por fazerem a diferença.

154 visualizações0 comentário
bottom of page